A importância de um sono saudável
O sono é considerado uma atividade de vida importante para a sanidade física e mental da criança. Bons hábitos de sono, “higiene do sono” ou “saúde de sono” são termos alternativos usados para descrever as experiências de um sono saudável.
As perturbações do sono existem e resultam de uma interação entre fatores fisiológicos da criança e do seu relacionamento com os pais. Têm impacto no sono dos pais, que se sentem cansados e apresentam perturbações do humor, afetando o seu desempenho parental no dia a dia, mas na criança, também podem provocar alterações ao nível do comportamento, da aquisição de competências e até pode estar relacionada com défice de atenção e hiperatividade, défice cognitivo, entre outras.
Os enfermeiros desempenham um papel fundamental enquanto agentes de educação para a saúde, interpretando e compreendendo as necessidades de saúde da população; educando e transmitindo conhecimentos pertinentes para a saúde do indivíduo/família.
O sono do bebé é essencial para o seu desenvolvimento, sendo que o próprio sono também se vai desenvolvendo à medida que o bebé cresce. Aprender a dormir é parte integrante da sua autonomia, sendo que os pais ao ensinar o bebé a dormir, ao serem capazes de se separarem dele e de se distanciarem, estão a dar a oportunidade ao bebé de “aprender” a tornar-se independente durante a noite.
Não dormir o suficiente conduz, mais cedo ou mais tarde, a uma diminuição da concentração e a irritabilidade, com aumento da ansiedade e risco de depressão. Estes sintomas podem aparecer tanto em crianças como nos pais, com uma diferença, as crianças, quanto menos dormem, mais excitadas ficam, como se a falta de dormir fosse uma verdadeira anfetamina – ou seja, no momento que os pais estão «off», os filhos aceleram o «on», estando criado o desfasamento.
É expresso o efeito nefasto que maus hábitos de sono levam para o desenvolvimento da criança, bem como para a salubridade no seio familiar. Surge a necessidade premente de modificar comportamentos, que muitas vezes não estão previamente identificados, e capacitar a criança/família para a transição necessária.
O profissional de saúde com experiência nesta área torna-se um “motor de arranque” deste processo, que se inicia com a educação para a saúde, um diagnóstico, sinalização de comportamentos a modificar e estratégias de implementação das novas práticas.
Na nossa consulta de aconselhamento do sono podemos ajudar não só a resolver alguns maus hábitos de sono mas também dar dicas importantes nas diversas fases do sono da criança.