Adaptadores de escrita… Sim ou não?
As dicas da nossa Psicomotricista Rita Filipe.
A escrita, tal como a leitura e o cálculo podem ser consideradas “ferramentas” essenciais nas aprendizagens académicas, uma vez que interferem no desenvolvimento e no desempenho de todo o percurso escolar.
A Psicomotricidade é muitas vezes procurada pelas questões da escrita, sendo a caligrafia desarmoniosa uma das queixas recorrentes de pais e professores.
A aprendizagem da escrita é de todo muito mais complexa do que pode parecer. Isto porque fatores como a postura, a adequação do tónus, a percepção visual, a noção do corpo, a lateralidade e a coordenação global podem influenciar todo o desempenho ao nível da motricidade fina. A gestão das emoções, nomeadamente o controlo da ansiedade e da impulsividade pode ainda interceder na performance da escrita (assim como em todas as outras competências académicas). Para aprender a escrever é preciso antes desenvolver as sensações e para isso há que experimentar várias vivências. Nesta geração digital, em que o deslizar dos dedos sobre um ecrã, oferece todo um mundo de estímulos, é importante promover as sensações básicas, bem mais enriquecedoras do ponto de vista motor. Antes de procurar adaptadores de escrita e outros moldes, há que amassar com as mãos, mexer na terra, rasgar papel, brincar com plasticina, montar legos, picotar desenhos, pintar com os dedos e com os pincéis, usar os lápis de cera, o giz e os lápis de cor, há que sujar as mãos e experimentar várias texturas.
Quando os pais / professores questionam sobre qual o melhor adaptador de escrita que devem utilizar, há que ter em consideração que o processo de familiarização com o adaptador acaba por ser muito semelhante ao processo de adaptação ao lápis. Neste sentido, o adaptador de escrita não traz grande vantagem. Ainda assim, os adaptadores de escrita podem ser recomendados em situações específicas, tais como limitações físicas ou condições neuromotoras que alterem o tónus (ex. paralisia cerebral). Nestes casos específicos, existe uma variadíssima oferta, que para além de promover a funcionalidade, podem motivar o “aprendiz” pelas suas cores ou formas.