Psicomotricidade
A Psicomotricidade, também denominada por Reabilitação/Terapia Psicomotora atua ao nível da prevenção, reabilitação e (re)educação, utilizando como mediadores o movimento, o jogo, as atividades lúdicas e a interação. A psicomotricidade contempla o desenvolvimento e amadurecimento de áreas como a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a noção do corpo, a motricidade e a estruturação espaço-temporal, sendo por isso considerada a base de todas as aprendizagens.
Áreas de especialização / intervenção:
- Alterações/ Dificuldades no Desenvolvimento Psicomotor (tonicidade, equilíbrio, motricidade, lateralidade, estruturação espaço-temporal e noção do corpo);
- Alterações / Dificuldades na autoregulação do comportamento (ex. agitação psicomotora, ansiedade, agressividade, oposição, tiques)
- Alterações / Dificuldades na atenção, memória, percepção, processamento informacional;
- Alterações / Dificuldades no planeamento e execução (fraca autonomia / funcionalidade);
- Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Comportamento (ex. Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação Motora, Perturbação do Desenvolvimento intelectual, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção, Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação Específicas de Aprendizagem – leitura, escrita, cálculo – , Perturbação da Linguagem e da Comunicação).
- Síndromes, condições genéticas e neuromotoras.
- Prematuridade