Devemos deixar que os bebés durmam com um boneco?
Devemos deixar que os bebés durmam com um boneco? E as crianças mais crescidas também podem adormecer com um boneco?
Aqui fica a dica da nossa especialista do Sono Infantil, a Enfermeira Filipa Carapau.
O sono para alguns bebés/crianças é um período muito delicado, e que ocasionalmente pode despertar o sentimento de insegurança no mesmo. Deste modo, o boneco pode ser um objeto mediador que transmite calma e segurança, fazendo com que a criança não se sinta sozinha. Este objeto pode ser um boneco, fralda de pano, ou outro acessório pela qual a criança revela preferência.
Sabemos que a maioria das creches, pede um boneco de referência do bebé, certo? É para isto mesmo, para que o bebé se sinta seguro.
Podem introduzi-lo a partir dos 6 meses, tendo em consideração o seu tamanho e a sua permanência durante o sono. Após adormecer, o boneco deve ser retirado do berço por questões de segurança. A partir dos 12 meses, o bebé pode dormir com o boneco a noite toda, uma vez que esta situação já não coloca em causa a sua segurança.
E as crianças mais crescidas?
Se a criança mostrar preferência por um dos seus bonecos, esse pode ser o escolhido para acompanhá-la durante a noite.
Caso não haja um boneco especial, o cuidador pode escolher um e oferecê-lo na hora de ir dormir. Mesmo que no início a criança mostre indiferença, ou recuse o mesmo, é importante que o cuidador não desista e continue a deixá-lo junto da criança.
Enquanto cuidadores podemos utilizar o boneco como auxilio na hora do deitar. Podemos tratar o boneco da mesma forma que tratamos a criança. Dar um beijinho de boa noite, tapar e aconchegar, falar para ele ❤️… ou seja, incluir o boneco na rotina de sono da criança.
🔅 Última dica: Se correr bem e a criança estiver a adaptar-se a esta rotina, é importante a existência de mais do que um boneco igual. Acidentes acontecem e a perda deste elemento pode causar grandes transtornos.